segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

velha guarda


Lisbela
chanel invertido

modelo masculino


Jair
curto desfiado

escova progressiva

Laira
cabelo castanho natural, levemente ondulado com escova progressiva

mais um...


samanta
corte curto desconexo, vermelho cereja com mechas louro claro dourado...

domingo, 9 de dezembro de 2007

...


Ana Paula
corte repicado, franja lateral
mechas vermelhas sobre base castanha

meu trabalho


bianca
corte desconexo

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

dicas e cuidados

Os maiores pecados contra o seu cabelo

Por Nadia Heisler 28/11/2007

Você vive reclamando do seu cabelo. Seja porque ele está muito quebrado, está muito ressecado, está com pontas duplas, não tem nem a cor e nem a forma que você gostaria e etc. Mas você quer saber a real? Suas madeixas não agüentam mais ver você só reclamar. Elas querem ação!

Ainda mais agora que o verão está chegando, nada mais sexy do que exibir umas madeixas poderosas, com volume natural e sedosas. Porém, as mulheres continuam insistindo em maltratar os fios, submetendo-os a processos químicos fortíssimos, não se preocupando com a temperatura do secador, desembaraçando nós sem nenhum cuidado e muito mais.

Com esses maus tratos às madeixas, não adianta mesmo você reclamar que elas acordaram com a pá virada no dia em que mais precisava delas. Muito menos adianta ficar se estressando com a queda e a quebra excessiva dos seus fios. Também não adianta querer que eles tenham um volume bonito e por aí vai.

Enfim, para ajudar você e suas madeixas a conquistarem um verão pra lá de bem cuidado, preste atenção em alguns pecados mais comuns que as mulheres cometem contra seus cabelos.

1- Alta temperatura à vista!
O maior inimigo dos fios é, sem dúvida, a alta temperatura. Ela destrói todas as células dos cabelos além de deixá-los mais ressecados e quebradiços. Cuidado com chapinha, baby liss e afins. Tente utilizá-los, no máximo, uma vez por semana. Quanto ao secador, prefira temperaturas mais amenas e mantenha uma distância de no mínimo 15 cm entre o secador e os fios.

2- Camisa de força
Aproveite que o verão 2008 pede a naturalidade no make e na cabeleira e deixe seus fios tomarem o curso que bem entenderem nesse tempo. Ele é enrolado? Deixe o coitado enrolado mesmo? É liso demais? Deixe-o assim. É cacheadinho? Valorize esses cachos, então! Nada de colocar os fios em uma camisa de força. Jamais perca seu tempo tentando deixar seus fios do jeito que eles não são. Aposte em você!

3- Cuidado com as descolorações
Muita gente quer ser mais loira. Porém, seja com luzes, com a técnica das mechas californianas ou simplesmente descoloração geral, é necessário tomar alguns cuidados. O cabelo resseca muito com essas químicas e as escamas dos fios se abrem, o que faz o cabelo perder ainda mais água e estar mais sujeito aos malefícios da poluição e do calor. Pense duas vezes antes de clarear os fios e, se decidir pelo sim, faça promessas sinceras de fazer hidratações (mesmo caseiras) ao menos duas vezes por semana! É, ser loira tem seu preço, garotas!

4- Cabelo molhado, cuidado redobrado
Quando o cabelo estiver molhado, evite fazer penteados. Evite também desembaraçar nós sem a ajuda de um creme próprio para pentear. Muitas mulheres nem se dão conta do estrago que acabam fazendo quando submetem seus fios molhados às agressões básicas que fazemos no dia-a-dia. Evite também torcer os fios para tirar o excesso de água e não “abafe” as madeixas usando bonés ou chapéus.

5- Boa noite, Cinderela
Até na hora de dormir muitas mulheres pecam. Procure secar bem o cabelo antes de se deitar para não mofar o travesseiro e não prejudicar a sua saúde e a dos seus fios. Ah, e também evite dormir com seu cabelo preso.

Algumas mulheres “acostumam” a raiz do cabelo (principalmente a da franja) a ficar mais de lado. Para isso, é necessário dormir com um grampinho achatando a franja para o lado desejado. Se você for adepta dessa prática, cuidado para não acabar quebrando alguns fiozinhos, ok? Sempre proteja bem o cabelo com leave-in hidratante.

6- Como uma onda no mar
As que adoram uma praia devem saber bem desse “delito”. A água do mar, por conter sal, acaba ressecando demais os fios, deixando-os com a aparência opaca e nada sedosa. Antes de entrar no mar, proteja os cabelos com um leave-in especial para o verão (com proteção solar e hidratante). Depois de sair da água, mesmo que seja a da piscina, enxágüe o cabelo com água doce (se for mineral, melhor ainda) e retire o excesso de sal e impurezas dos fios. Depois disso, mais creme hidratante neles!

7- Poluição, vento, frio e calor
Todas nós estamos sujeitas a isso e até acabamos esquecendo. Proteja seu cabelo com leave-in e uma vez a cada quinze dias lave os cabelos com shampoo purificante. Invista também nas hidratações, pois elas evitam que as escamas dos fios se abram, o que deixa as madeixas mais susceptíveis aos males da poluição, da temperatura e do vento. Além disso, não esqueça de proteger os fios do sol com um protetor solar específico, ok?

8- Let it be – Vamos deixar os cabelos mais soltos
No verão todo mundo acaba prendendo mais os cabelos, inclusive com presilhas, grampos tiaras e faixas. Portanto, cuidado para não forçar demais os fios e de vez em quando melhor deixá-los mais soltinhos para que respirem mais.

9- Penteie com moderação
Cuidado na hora de desembaraçar nós. Quase 90% da quebra dos fios são devido a esse processo. Muitas mulheres não sabem pentear os fios adequadamente e acabam se irritando, não tomando os cuidados devidos. Antes de mais nada, prefira sempre pentear os cabelos molhados e com a ajuda de um creme próprio para pentear (leave-in hidratante sem enxágüe).

Os melhores pentes são aqueles de madeira e com dentes largos. Esqueça um pouco a escova. Comece a pentear os fios pelas pontas e só depois vá subindo. Se você começar a pentear da raiz, todos os nós se acumularão nas pontas, o que só vai atrapalhar todo o processo. Se seu cabelo for muito liso e fino e você precisar penteá-lo seco, também comece das pontas e só depois vá para a raiz.

10- Alisamentos, escovas progressivas, relaxamentos e afins
Cuidado com essas químicas. Como já se sabe, tudo isso em excesso só faz mal para a saúde dos fios. Neste verão, pelo menos, dê uma maneirada. Se você não souber mais ficar sem a sua escova progressiva, por exemplo, utilize então bons cosméticos e tome muito cuidado com o sol e com as altas temperaturas. Consulte um tricologista (médico especialista em cabelos) para a sua maior segurança.

11- A última enxaguada é a que fica
Quando tomar banho, jamais utilize água quente. Além de fazer mal para sua pele, faz horrores com seus cabelos. Prefira água morna. Na última enxaguada, que tal uma ducha mais fria? Só cuidado com o choque de temperatura para não pegar uma doença, ok? Além do mais, a água não precisa ser tão gelada.

Experimente também dar a última enxaguada com água mineral. Quem já fez, recomenda! O cabelo fica mais brilhante e menos embaraçado.

12- Escova caseira
Muitas mulheres adoram secar o cabelo em casa e, sempre que podem, acabam fazendo escova nos cabelos, ou pelo menos na franja. Acontece que se a escova for mal feita, muitos fiozinhos podem se quebrar. Não puxe demais os fios e cuidado com a temperatura e a distância do secador.

Uma dica é não passar muito condicionador nos fios, ao contrário do que muita gente faz. Se possível, lave-os só com shampoo e passe condicionador só nas pontinhas mesmo. Um cabelo muito macio dificulta o processo da escova. Experimente lavar só com shampoo!

13- Sem torcer, nem puxar, nem esfregar
Isso é batata! Todo mundo quando sai do banho tem aquele ritual maligno de enrolar a toalha nos fios e pressioná-la contra eles. Além disso, para tirar a umidade, essas mulheres torcem e puxam os cabelos. Fique sabendo que uma das principais dicas da diva Jennifer Lopez é justamente o contrário disso. Segundo seu cabeleireiro, Arnaldo Pereira, a cantora e atriz jamais faz isso com os fios e esta é uma boa dica de evitar a quebra.

14- Lembre-se de alimentar os fios
Os fios também sentem fome. Por isso, não esqueça de nutri-los bem. Está certo que existem ótimos cosméticos nutritivos por aí e você pode sim utilizar mais essa arma. Porém, tricologistas no mundo todo continuam a bater na mesma tecla: a melhor forma de nutrir os fios é de dentro para fora. Sabe como? Com alimentação balanceada. Por isso, mocinha, capriche na qualidade (e não quantidade) de seus pratos.

15- Hidratação é boa e ele gosta
Se os fios não estiverem hidratados, eles tendem a quebrar com mais facilidade, o que pouco a pouco vai minando a beleza. Além disso, segundo a cabeleireira Marina Silveira, do salão Kayzen Hair Stylist, quando os fios não estão hidratados, as escamas deles se abrem e eles ficam mais sujeitos ao acúmulo de impurezas e também ficam mais frágeis às agressões do meio ambiente.

Para finalizar o cenário, com um cabelo desidratado é bem mais difícil conseguir aquele efeito natural que está na moda. De acordo com a cabeleireira e maquiadora Cris Narvaes, para os cabelos ficarem soltinhos e bonitos, é necessário hidratação semanal. “O efeito natural que o verão 2008 pede é um desarrumado bem cuidado, nada de cabelos secos e opacos”, completa Cris Narvaes.

Para isso, faça hidratação em um salão especializado de quinze em quinze dias. Em casa você pode utilizar máscaras hidratantes semanalmente, seja uma ou duas vezes.

16- Super-saturado
Leave-in, silicone, spray, creme para as pontas e etc. Tudo isso vai saturando os fios. Desse modo, é essencial que você faça uma limpeza profunda nas madeixas, lavando-as diariamente ou pelo menos quatro vezes por semana. Além disso, uma vez por semana você também pode passar um shampoo anti-resíduos, que vai tirar todo esse acúmulo de produtos e impurezas dos fios. Muitas mulheres esquecem desse cuidado e acabam deixando os fios pesados, opacos e sem vida.

17- Bonés, chapéus, elásticos, lenços e etc.
Quando for prender os cabelos em um rabo-de-cavalo, escolha um elástico revestido de tecido e que, de preferência, não contenha nenhuma parte de metal, a fim de não quebrar as madeixas. O ideal é que o elástico seja todinho revestido. Além disso, certifique-se bem que ele não está tão apertado nos fios a ponto de os quebrar.

Quanto aos bonés, chapéus e lenços, cuidado mesmo. Muita gente tem o costume de ficar 24h com eles. O que acontece é que o couro cabeludo não respira e fica abafado e o resultado pode ser calamitoso: queda dos fios, caspa, coceira no couro cabeludo e etc. Procure deixar o cabelo respirar mais. Uma dica: em lugares fechados, tire o boné, o chapéu ou o lenço da cabeça.

18- Limpeza, para que te quero
Ao lavar os cabelos, alguns pecados são cometidos. Primeiro de tudo, deve-se dizer que nesse processo é terminantemente proibido que a mulher esfregue o couro cabeludo com as unhas. O movimento deve ser suave e, ao mesmo tempo, funcional. Lave o couro cabeludo todinho com as pontas dos dedos, massageando de maneira com que as impurezas sejam removidas, sem pressionar demais.

Quanto à freqüência, muitas mulheres sentem a necessidade de lavar as madeixas todos os dias, outras já preferem lavá-las em dias alternados. Quem tem cabelos muito oleosos, é ideal que os lave todos os dias. Como essa época do ano é uma época de calor mais excessivo, procure ser mais cuidadosa e lavar as madeixas todos os dias mesmo, evita a oleosidade e o risco de contaminações nos fios.

19- Creme na raiz
Muita gente acha que deve passar creme e condicionador na raiz só porque os fios são ressecados demais. Porém, tanto um quanto o outro devem ser passados só nas pontas mesmo. No máximo da metade do comprimento do cabelo para baixo. O couro cabeludo já produz a quantidade de oleosidade necessária na raiz dos fios. Desse modo, o condicionador nessa área é totalmente dispensável e até não recomendado. Além disso, quando você for secar o cabelo ou fazer uma escova, procure passar o mínimo de condicionador possível, pois fica mais fácil para modelar os fios.

chanel, um eterno, um clássico
brincar de se reinventar...

olha aí...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Todo corte de cabelo tem conserto ...

não é preciso ser tão radical...



Uma cabeleireira que também é psicóloga ensina como vencer os traumas

Os poderes de uma tesoura são incalculáveis. Você entra no salão, entrega a cabeça nas mãos do cabeleireiro e espera sair dali esfuziante, minutos depois. O diabo é que a alteração de humor, que acontece mesmo, nem sempre é assim tão positiva. Às vezes, tudo o que você sonha é voltar no tempo e desfazer as picotadas. Demorei seis meses para deixar meu cabelo crescer, coisa que não fazia desde 12 anos , afirma a terapeuta Camila Naona, de 29 anos.
Há um mês, decidi ir ao salão para repicar as pontas e fazer uma franjinha. Mas a cabeleireira alucinou e me deixou com um cogumelo na cabeça. Surtei! , afirma ainda com raiva. Ela chorou (de verdade, com lágrimas e soluços), reclamou, voltou ao salão... e acabou tendo de ser conformar com um corte joãzinho, única alternativa possível para amenizar o problema imediatamente.

Se você já experimentou essa violência estética, no entanto, saiba que existem algumas soluções capazes de contornar os problemas mais comuns (como volume demais, franja muito curta ou repicados que lembram um passarinho arrepiado). Dona de um sofisticado instituto de beleza em São Paulo, a psicóloga Eliana Brunelli Yazbek sabe disso e faz de tudo para evitar colapsos nervosos entre suas clientes. Uma longa conversa, antes de qualquer procedimento, é essencial , afirma. Isso é importante para que a cliente se sinta mais segura e para que o profissional possa explicar se o corte é, realmente, indicado para o tipo de cabelo e de rosto que ela tem .
Mas quando o bate-papo não cumpre a função profilática e medidas de emergência são necessárias, as dicas da Eliana são uma boa pedida anti-traumas. Confira, guarde e torça para nunca precisar de nenhuma delas.


1. Depois que lavei a escova, meu repicado armou demais.
O problema é campeão absoluto de reclamações. Normalmente, o corte fica lindo com a ajuda do secador, mas basta uma borrifada de água para que tudo despenque. Uma maneira de evitar? Se o corte ficou bom com a escova, então o cabeleireiro poderia ter perguntado se você tem o hábito de fazer isso (sozinha ou mesmo no salão). Caso a resposta fosse positiva, não haveria crise. É obrigação do cabeleireiro falar sobre a manutenção do corte, explicando o que será necessário em cada caso , afirma Eliana. Bom, mas quando o estrago já foi feito, restam basicamente duas opções: a primeira delas é cortar mais, retirando o excesso de repicados. No caso dos cabelos mais crespos, algum tipo de relaxamento também pode aliviar o volume excessivo. Que ninguém fique bravo comigo, mas cabelo cresce. Então, uma solução fácil é simplesmente andar com ele preso por uns meses e esperar , diz.

2. Minha franja não cobre nem metade da testa, de tão curta. Fiquei com cara de idiota!
A maioria dos profissionais prefere cortar os fios ainda molhados. Isso evita que as pontas fiquem desalinhadas e facilita a divisão por igual. O problema? Sim, você adivinhou: quando seca, encolhe. No comprimento, essa diferença não costuma dar muita zebra. Mas na franja a coisa complica. Para evitar a raiva, a dica é cortar a franja com dois ou três dedos de sobra do tamanho que você imagina (quanto mais cacheado o cabelo, maior tem de ser a sobra). Na hora de conviver com o mal, entretanto, o jeito é explorar a criatividade. Use a franja para o lado e prenda com umas fivelinhas; ponha umas tiaras ou uma faixa de tecido com as pontas longas, caídas nas costas , sugere Eliana. Ela ainda propõe um topete armado com gel ou pomada para quem tiver tendências mais ousadas.

3. Os desfiados diminuíram o volume, e meu cabelo ficou sem graça.
Quem tem fios muito finos e lisos sofre com o problema.
Às vezes, os desfiados que deveriam dar mais movimento acabam encolhendo o visual. Para não ficar dependente de mousses ou pomadas, uma alternativa é submeter os fios a alguma tintura. Colorações e mechas engrossam o cabelo, dando mais

charme e, ao mesmo tempo, um pouco de volume , ensina Eliana.

4. O cabelo ficou curto demais para prender, mas com muito volume.
Um relaxamento é a melhor opção. O único problema é que os fios muito curtos começam a dar diferença logo, exigindo retoques freqüentes na raiz (a não ser que a sua seja lisa). Caso não queira fazer nenhum tratamento de base química, o jeito é se virar com acessórios enquanto os fios não crescem. Troque o elástico pelas presilhas e pelos grampos para controlar as tendências esvoaçantes do cabelo.

5. Os fios próximos ao rosto foram desfiados e ficaram lindos, mas estão quebrando muito.
Para garantir que seu cabelo vai crescer sem quebrar, a solução é hidratar e reconstruir semanalmente. Você pode fazer isso no salão, nas primeiras vezes, e pedir ao cabeleireiro indicações de produtos para usar em casa. Fazer um novo corte dali a dois meses também é essencial para tirar as pontas desfiadas. Mas fique atenta: não deixe o profissional desfiar os fios nessa ocasião , alerta a proprietária do Brunelli Yasbek Instituto de Beleza.

6.Experimentei fazer luzes, mas elas ficaram muito claras.
A primeira atitude é analisar se houve excesso de mechas descoloridas ou se os fios clareados ficaram tempo demais sob ação química. O primeiro caso é bem mais simples de resolver: basta separar algumas mechas e tingi-las com um tom um pouco mais escuro, formando um degradê. Se o que te incomoda, no entanto, é uma loirice muito forte, peça ao cabeleireiro que faça um reflexo contrário. Ele vai escurecer os fios com um tonalizante, produto sem amônia e que, portanto, pode ser usado no mesmo dia em que você fez o tratamento.

fonte: http://msn.minhavida.com.br/

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

terça-feira, 30 de outubro de 2007


uma solução para um dia de mal com os cabelos...

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

o meu corte

para alguns que acessam este blog e não me conhecem, aí vai uma foto do meu corte atual:



versão escura

versão mechas coloridas: magenta - jeans color - alfa parf

Antenada com as tendência


Aquela aparência de quem acabou de lavar o cabelo, apenas secou e saiu à rua, dando a impressão de que foi abençoada por um belo cabelo que se mantém arrumado sozinho. Pode parecer estranho, mas esta é a grande tendência para os cabelos neste próximo verão, a "simplicidade construída", conforme definiu o renomado cabeleireiro Celso Kamura, durante entrevista na Beauty Fair, maior feira do setor de beleza da América Latina, realizada na última semana em São Paulo.

Um dos cabelos mais copiados do momento, o corte da atriz Priscila Fantin traduz esta tendência, um repicado simples, solto, com balanço e uma franja arrumada displicentemente. O termo "simplicidade construída" usado por Celso significa, obviamente, que o cabelo não ficará naturalmente lindo, é preciso investir em um corte moderno, bons shampoos e cremes, produtos finalizadores adequados para cada tipo de cabelo e efeito que se deseja conseguir e paciência para gastar um tempinho para sair e dar a impressão que não fez nada.

Se cortes modernos parecem ser uma pedida de outras estações, Celso Kamura revela o que para ele é o que há de mais na moda para os cabelos: os tratamentos. Segundo o profissional, mais importante do que o estilo que queira adotar e as tonalidades que pretende usar, é a aparência de cabelo bem cuidado e tratado que está mais na moda do que tudo. "Esta é a última palavra para os cabelos, eles têm que estar tratados, isto é que está na moda", diz Celso, acrescentando que atualmente existem tratamentos eficientes para todos os tipos de problemas.

Outro ponto realçado por Celso é com relação às cores dos cabelos. "Cabelo tem que ter cor, mesmo quem queira continuar com a tonalidade natural do cabelo deve investir em um tratamento de realce e brilho", explica. Como tendência, o profissional aponta os tons sobre tons, e acredita que os reflexos largos estarão em baixa no próximo verão.

Já que os cabelos estão "simples", a maquiagem ganha pontos. "Hoje, a maquiagem tem papel fundamental. Para o dia, o indicado é fazer uso de truques e produtos que escondam as imperfeições. À noite o olho escuro já é um clássico, porém, está em alta também a combinação de olhos claros com boca escura", afirma.

O igualmente famoso cabeleireiro Mauro Freire, que também concedeu entrevista na Beauty Fair, concorda que os cabelos "desconectados" estão em alta, mas faz uma ressalva. "O importante é o profissional entender a mulher que está sentada na cadeira, e dar um corte adequado ao estilo de vida e personalidade dela".

Mais informações:
Celso Kamura - www.ckamura.com.br
Mauro Freire - www.maurofreire.com.br

cabelos a copiar...

clássico e moderno. o chanel nunca saiu de moda, com franja para as mais ousadas.

priscila fantin: o mais pedido entre as mulheres. sexy semi-longo, totalmente em camadas. indicado para cabelos não muito volumosos de finos a médios.


Débora Falabella: corte ultra moderno, para quem tem traços suaves e cabelos finos.

Mudança climática e seus cabelos

O inverno traz algumas mudanças em nossas vidas.
O clima mais frio pede banhos mais quentes, são outros os hábitos alimentares e há uma queda na eliminação do suor em nosso organismo. Tudo isso acaba interferindo na oleosidade natural que protege a pele do couro cabeludo.
Como conseqüência, os cabelos podem apresentar fios mais ressecados e com tendência maior ao aparecimento da seborréia, a famosa caspa que compromete a aparência.

A mudança climática
Suspensas no ar, “as partículas depositam-se sobre os cabelos, obstruindo os bulbos (ou raízes) do couro cabeludo.
Os impactos negativos, embora sutis, são sentidos por todos, mas sensibilizam principalmente as pessoas que têm cabelos muito ressecados. Para esses casos, Cassolari recomenda alguns cuidados.

. No período mais seco do inverno é importante submeter os cabelos a um processo de hidratação profunda, realizado em salão e por um bom profissional.

. Faça também uma hidratação semanal, em sua casa, com produtos apropriados e de boa qualidade, para manter o aspecto saudável dos cabelos.

. Se quiser, utilize reparadores de pontas a base de silicone, mas procure escolher um bom produto e remova-o, depois, com shampoos apropriados.

. Ricardo Cassolari lembra que “escova não é força, é jeito!”. Por isso, evite o “estica e puxa” constante da escovação sob o calor do secador, pois isso torna os fios quebradiços e sem brilho.

Para todos os tipos de cabelos, alguns cuidados são essenciais durante o inverno:

. Na hora do banho, aplique o shampoo massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Isso estimula a circulação sangüínea e ativa as células.

. Nunca durma com os cabelos molhados, pois cabelos úmidos mantidos abafados favorecem o aparecimento de fungos e bactérias e danificam os fios.

. Use shampoos e condicionadores adequados a seu tipo de cabelo, sempre de boa qualidade.



Fonte: estilonatura

Site Médico
Cabelos vitaminados

Você tem uma opção extra para vitaminar seus cabelos. Pode comprar as ampolinhas de vitamina em qualquer loja de venda de cosméticos e adicionar ao seu xampu ou condicionador de uso habitual.
As ampolinhas têm um custo acessível e são práticas. Só procure observar se não são oleosas, pois se essa não for a necessidade de seus cabelos, podem pesar um pouco nos fios.
Vamos conhecer algumas delas. Todas têm ação intensiva concentrada e previnem pontas duplas:


Vitamina A
Renova e mantém ativo o processo de formação de novas estruturas celulares na raiz ou nos fios, envolvendo os mesmos com uma fina camada protetora que trata e inibe a ação dos elementos agressores à saúde e beleza dos cabelos.
Contém um composto de ceramidas, substância natural que une as microescamas do fio, prevenindo a formação de pontas duplas. A Vitamina A devolve a saúde, maciez, brilho e beleza aos cabelos.


Vitamina E
É antioxidante; nutre e reforça a fibra capilar; recupera e reconstitui as pontas ressecadas e sensibilizadas; elimina a aspereza dos fios; proporciona suavidade ao tato, brilho e penteabilidade.


Ceramidas
Renovam e mantêm ativo o processo de formação de novas estruturas celulares na raiz e nos fios, envolvendo-os com uma fina camada protetora que inibe a ação dos elementos agressores à saúde e beleza dos cabelos.
As agressões sofridas pelos cabelos diariamente diminuem o nível de ceramidas, permitindo que as escamas se abram, fazendo com que os cabelos percam a vitalidade.



Fonte: Site Cabelos Lindos

Site Médico

Fases...

Qual fase da lua é boa para cortar o cabelo?

Depende de qual a intenção em relação ao cabelo, se está fraco, se há queda, se queres que cresça rápido, etc.

Na fase Nova, o início do ciclo, há renovação e revitalização, e também aceleração do crescimento do cabelo. A Crescente, como o nome diz, estimula o crescimento, que se torna ainda mais acelerado e, nesse caso, ajuda a eliminar tinturas e outros processos mais rapidamente. Na Lua Cheia, o corte faz com que o cabelo cresça mais cheio e mais volumoso. Por fim, na Minguante, o crescimento é mais lento, e o corte ajuda a manter a forma, fortalecer e enraizar. O corte na Minguante é ótimo para quando há queda de cabelos e o cabelo está fraco.

Na minha experiência prática com clientes e com meu próprio cabelo, observo que o corte freqüente (cortar pontinhas por, no mínimo 4, 6 meses seguidos) na fase lunar de nosso nascimento é excelente, fortalecendo e deixando o cabelo mais forte, bonito e com brilho. Para descobrir qual a fase em que a Lua estava quando nascemos, há duas maneiras: ou consultar um astrólogo, que a obterá através de nosso mapa astral, ou consultando calendários da data de nascimento que mostrem as fases da Lua daquele ano.

Por Amanda Costa

terça-feira, 7 de agosto de 2007

dica

Sil, querida, você conhece algum método para ativar o crescimento dos cabelos?

Conheço uma recita da Ala Szerman, cosmetóloga:
Esta receita conta com as propriedades do alecrim, com seus óleos essenciais, e do vinagre de maçã, um poderoso aliado para acabar com a eletricidade estática do cabelo (aqueles fios arrepiados). Tratar o couro cabeludo e dar brilho também são funções desta verdadeira poção.

Ingredientes:

1 pote de vidro (de qualquer tamanho)
alecrim
Vinagre de maçã

1 espátula

Limpe bem o pote de vidro e pique o alecrim com as mãos até atingir a metade do frasco. Use a espátula para socar o alecrim e fazê-lo liberar seus óleos. Coloque o vinagre até preencher a metade do frasco. Espere 15 dias e complete o frasco com álcool.

Para usá-lo basta pingar dez gotas no couro cabeludo e massagear.
fonte: http://revistatpm.uol.com.br/asksil.php?ano=2007-05

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

dá para brincar um pouco

Num site americano tem um programinha q dá para fazer uma mudança radical no visual, pelo menos no plano virtual...
vale a pena conferir:
http://www.makeoversolutions.com

domingo, 17 de junho de 2007

queda de cabelo

Antes de se desesperar diante do monte de fios soltos na escova, na blusa, no chão do banheiro, conheça os novos tratamentos que prometem recuperar a cabeleira perdida
por Marta De Divitiis fotos Duca Valery

Desconfortável para os homens, a queda de cabelo nas mulheres ganha ares de tragédia. Ponto mais que importante do visual, perdê-lo, em pequenas ou grandes quantidades, assusta mesmo! Segundo levantamento médico recente, 50% da mulheres que procuram um dermatologista reclamam de perda acentuada dos fios. “Antes de qualquer tratamento, temos que considerar a queda natural”, explica o tricologista (especialista em cabelo) Valcinir Bedin, de São Paulo (SP). O tempo de vida de um fio é de aproximadamente quatro anos; após esse período, ele cai, dando lugar a um novo. “Caso não haja predisposição genética e a queda seja contínua, devemos procurar pelas causas internas e externas”, conclui o especialista. Por que, afinal, o cabelo cai? Além da herança genética e doenças específicas do couro cabeludo, como dermatite seborréica, fungos e micoses, outros fatores — que não parecem relacionados — podem desencadear o problema. • Dança dos hormônios: a tireóide é uma glândula produtora de hormônios, responsáveis pelo equilíbrio do metabolismo. Assim, tanto o hipertiroidismo (produção maior de hormônios) quanto o hipotiroidismo (produção menor), ambos provocados por disfunções orgânicas, modificam o ciclo capilar reduzindo os fios. Já a glândula supra-renal e os ovários são responsáveis pelos hormônios sexuais. Sempre que sofrem algum distúrbio, o cabelo cai. “Unhas e cabelo são chamados anexos da pele. Quando o organismo percebe algum problema, economiza energia para uma situação de emergência. Um dos recursos é parar de alimentar os anexos. Por isso, eles caem”, explica Valcinir. • Ferro em baixa: no exame de sangue, as taxas de referência valem apenas para detectar anemia ou doença infecciosa. Mas não servem para sabermos se o ferro é suficiente para o crescimento dos fios. Muitas vezes, as quantidades estão normais para um exame clínico, mas baixas para manter cabelos fortes e volumosos. Assim, não basta um exame laboratorial simples. Deve-se medir a dosagem do ferro sérico e da ferritina.• Aceleração máxima: quando enfrentamos uma situação de medo, angústia, pressão, o nosso organismo entra em estado de alerta e desencadeia uma rede de reações. O cérebro passa a produzir cortisol em grande quantidade, ficando mais ligado. Dado o alarme, o corpo economiza energia, mandando-a apenas para as atividades orgânicas vitais. Por isso, novamente os anexos são desprezados e os fios começam a cair. Não há um fator preponderante para a queda, mas há, sim (oba!), novidades no tratamento.


Dizem que perder 100 fios por dia é natural. Mas como faço para contá-los?Você não precisa contar um a um. Há uma maneira mais prática: após desembaraçar o cabelo, passe os dedos delicadamente sob os fios três vezes seguidas. Se na terceira vez continuarem a sair tufos generosos, é hora de consultar um especialista.

Por que toda vez que uso condicionador os fios parecem se “soltar” nas minhas mãos?
Enquanto o xampu abre as escamas para que os agentes detergentes possam limpar profundamente os fios, o condicionador fecha as escamas, deixando o cabelo sedoso, maleável e fácil de pentear. Assim, o cabelo que já estava solto do couro cabeludo, mas preso em nós, se desprende com mais facilidade, dando a impressão de que houve uma queda acentuada. Porém, a mesma dica acima vale aqui: tufos generosos em queda livre pedem uma avaliação profissional.
Lavar o cabelo todo dia facilita a queda?

Não. O nosso couro cabeludo é impermeável (não permite a passagem de líquidos) e, portanto, não absorve a água. Assim, a história de que o excesso de água pode apodrecer a raiz é mito. Porém, vale lembrar que lavar o cabelo à noite e prendê-lo ainda molhado pode favorecer o aparecimento de algum fungo desencadeador de doença que induza à queda.

O uso constante de tintura, escova e chapinha pode provocar a queda?
Depende. Todos os processos atingem apenas a parte externa do fio, chamada hasta. Quando executadas em excesso e sem os cuidados de hidratação constante com produtos adequados, os fios ficam mais vulneráveis e sujeitos a quedas, dando a impressão de que a calvície é iminente. Mas, quando realizadas de forma correta, e seguindo sempre as regras de mnutenção, a possibilidade de eles caírem é reduzida.

Se minha mãe tiver calvície eu também terei?
Não necessariamente. Você pode herdar a predisposição a ter problemas com o cabelo, mas isso não significa que ela se manifeste. Assim como a alergia, há pessoas que têm a tendência, mas nunca a desenvolvem.

Produção: Jaqueline Lopes. Cabelo e maquiagem: Marcos Ribeiro (Angel). Short, C&A; camiseta verde, Guaraná Brasil; blusinha branca, Revelateurs; blusinha rosa, M Officer; short, Mercearia. Locação, Madeira Bonita. Fotos (produtos) Fernando Gardinali.

http://boaforma.abril.com.br/edicoes/193/fechado/Beleza/conteudo_173.shtml
Dicas superfáceis para ter cabelos invejáveis
Por: Dalila Magarian
Da mesma maneira que a pele, os cabelos ressentem-se com facilidade da ausência de certos cuidados. Felizmente, providências simples, que podem ser facilmente realizadas no dia-a-dia, são capazes de mantê-los sempre bonitos e saudáveis.


1- Os cabelos devem ser lavados sempre que necessário, até mesmo diariamente, especialmente após os exercícios físicos que provocam suor no couro cabeludo. Para lavá-los corretamente, molhe muito bem os fios e massageie levemente a raiz para desobstruir os poros. Só então aplique o xampu, espalhando-o uniformemente. Use sempre as pontas dos dedos e não as unhas. Esse tipo de massagem ativa a circulação e deixa os cabelos mais bonitos. Debaixo do chuveiro, ajude a desembaraçar os fios correndo os dedos por entre eles no sentido da raiz para as pontas. Alterne os movimentos de massagem com os de desembaraçamento.

2-Enxaguar é tão importante quanto ensaboar e serve para retirar os resíduos de xampu e de creme que, ao secar, podem enfraquecer os fios e até quebrá-los. Comece com água morna e depois dê um jato de água fria. Assim, os cabelos tornam-se mais brilhantes e sedosos.

3- Na hora de secar os cabelos, use uma toalha limpa e felpuda, mas não a esfregue com força nos fios, para evitar abrir suas escamas. Enrole-a na cabeça para que o tecido absorva naturalmente o excesso de umidade. Em seguida, retire-a e deixe que os fios sequem em contato direto com o ar.

4- Nunca escove os cabelos molhados. Use sempre um pente de dentes largos (de madeira ou de tartaruga) e pontas arredondadas. Comece a desembaraçar os fios pelas camadas inferiores e em seguida suba para o alto da cabeça.

5- Para pentear cabelos compridos, segure-os com uma das mãos e penteie com a outra, desembaraçando aos pontos, até chegar à raiz.

6- Para secar cabelos curtos ou as pontas dos longos, experimente usar pegadores de panela do tipo luva em vez de toalhas.

7- O uso excessivo ou incorreto do secador (muito próximo aos fios e em altas temperaturas) pode ressecar os fios. Quando usá-lo, prefira a baixa temperatura e, se possível, adote um difusor. Também aplique um produto pré-secagem para proteger o cabelo das escovas, como o Nutri-liss, de Kérastase. As loções protetoras criam uma barreira contra a secagem excessiva e evita a quebra dos fios.

8- Comece a secagem pela nuca. Jogue os cabelos para frente e seque a parte de trás, em seguida as laterais e, por último, o topo da cabeça. Mova constantemente os dedos e o secador em todas as direções para criar uma textura uniforme e evitar queimaduras no couro cabeludo.

9- Aumente o volume dos cabelos durante a secagem aplicando gel ou musse fixadora e usando os dedos para levantar e direcionar os fios. Fios ondulados ou crespos funcionam melhor com gel ou loção e devem ser amassados delicadamente durante a secagem, para dar forma.

10 – Quem tem cabelos secos deve usar xampus alcalinos, com pH acima de 7. Para os oleosos, os mais indicados são os produtos neutros ou levemente ácidos.

11 – Para cabelos oleosos, troque a última água do enxágüe por um litro de chá de camomila frio e coado.

12- Trancinhas africanas e rabos-de-cavalo apertados podem provocar a quebra dos fios e até calvície, especialmente quando usados em excesso e por um período muito longo. Jamais se deve dormir com o cabelo preso. O ideal é que os fios sejam desembaraçados com um pente largo antes de ir para a cama.

13- Quem segue uma dieta rigorosa e deficiente tem mais propensão a fios secos e quebradiços. Para ter cabelos bonitos, é preciso ingerir as vitaminas A, E, C e B, além de proteínas. O excesso de gorduras também é prejudicial. É preciso manter a saúde em dia para ter fios brilhantes e sedosos.

14 – O cloro da piscina embranquece os cabelos, resseca suas pontas e pode inclusive deixá-las bipartidas. A saída é usar a touca de piscina e usar um produto protetor como silicone (em pequena quantidade). Enxaguar os cabelos com água pura logo após sair da piscina é essencial. Já existem, no mercado, xampus especiais anticloro. Vale a pena experimentar.

15 – O excesso de condicionador no couro cabeludo pode provocar caspa e até queda de cabelo. Evite usá-lo próximo a raiz. Espalhe o produto na palma das mãos e, em seguida, ao longo dos fios, especialmente nas pontas. Enxagüe muito bem.

16- Para evitar um aspecto artificial em cabelos tingidos em casa, não faça mudanças drásticas de cor. Use apenas um tom acima ou abaixo de sua cor natural. A tintura, assim como o make-up, deve apenas realçar o que já existe, e não mudá-lo.

17 – A tintura também reduz o excesso de oleosidade e faz o cabelo parecer mais espesso. A hena produz os mesmos resultados, mas deve ser evitada em cabelos secos ou ressecados.

18- Jamais pinte os cabelos em casa sem antes fazer um teste de alergia. Mesmo as tinturas semipermanentes ou temporárias podem provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis. Faça a prova do toque: deixe uma pequena quantidade do produto sobre a pele durante algumas horas. Se notar irritações ou ardências, não use nos cabelos.

19- Uma boa escova é essencial em seu arsenal de beleza. Prefira as de cerdas naturais, especialmente se os seus cabelos são finos e sensíveis. A escova vazada é indicada para os cabelos crespos e também para aumentar o volume. Para cabelos grossos, prefira as escovas de cerdas mistas, já que as naturais não conseguem penetrar em fios espessos. As escovas de náilon podem ser usadas na pré-lavagem porque estimulam o couro cabeludo, preparando-o para receber o xampu. Use escovas redondas para o brushing: as maiores para penteados lisos e, as menores, para looks ondulados.

20- Os pentes também são importantes. Dentes largos desembaraçam melhor os fios molhados. Do tipo garfo, penetram com facilidade em cabelos afro e crespos, além de ajudar a modelar. O pente de tartaruga é perfeito para repartir o cabelo e pentear os fios bem lisos.

21- O baby liss é ideal para penteados rápidos ou para fazer retoques de última hora. Os modelos novos são portáteis e alguns funcionam inclusive com secador acoplado. Entretanto, evite usar o aparelho no dia-a-dia. O calor excessivo do metal pode danificar os fios.

22- Aposte nos bobs. Apesar de parecerem ultrapassados, eles ainda são grandes aliados da mulher, já que ajudam a compor um penteado sem danificar os cabelos. Eles dão volume, encrespam ou controlam os cabelos rebeldes, podendo ser usados em cabelos curtos ou longos, bastando variar o seu diâmetro. Os mais modernos são feitos de espuma e possuem prendedores que não deixam marcas nos fios.

23- Já os clipes e grampos são ótimos para marcar as ondas e prender os cabelos em caracóis. Quanto menor a mecha de cabelo preso com grampo ou clipe, mais crespo e ondulado ele ficará.

24- Leve sempre na bolsa um lenço de seda para proteger os cabelos em caso de chuva ou de vento forte. Esses elementos são capazes de danificar os fios e estragar o seu humor, especialmente depois de um brushing que demorou horas para ficar pronto. Lenços, faixas e bandanas também ajudam a compor um visual diferente. Tenha em mãos ainda elásticos revestidos (para não quebrar os fios) e presilhas. Esses recursos conferem charme e nunca saem de moda.

25- Se estiver em dúvida sobre a marca e o tipo de xampu mais adequado ao seu tipo de cabelo, peça ao dermatologista para lhe recomendar uma fórmula específica ou dê preferência aos produtos sem sal. Outra dica é escolher um cabeleireiro de confiança que lhe indicará bons produtos, além de responsabilizar-se por sua qualidade. Só assim você terá a garantia de um cabelo bonito e bem tratado, pronto para o que der e vier.


Consultoria: Dr. Paulo Roberto Coelho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética; dra. Cláudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Bem-vindos

esse espaço é para todos aqueles que querem saber mais sobre cabelo...
perguntas serão respondidas a medida do possível...
entrem em contato
Abraços