quinta-feira, 29 de novembro de 2007

dicas e cuidados

Os maiores pecados contra o seu cabelo

Por Nadia Heisler 28/11/2007

Você vive reclamando do seu cabelo. Seja porque ele está muito quebrado, está muito ressecado, está com pontas duplas, não tem nem a cor e nem a forma que você gostaria e etc. Mas você quer saber a real? Suas madeixas não agüentam mais ver você só reclamar. Elas querem ação!

Ainda mais agora que o verão está chegando, nada mais sexy do que exibir umas madeixas poderosas, com volume natural e sedosas. Porém, as mulheres continuam insistindo em maltratar os fios, submetendo-os a processos químicos fortíssimos, não se preocupando com a temperatura do secador, desembaraçando nós sem nenhum cuidado e muito mais.

Com esses maus tratos às madeixas, não adianta mesmo você reclamar que elas acordaram com a pá virada no dia em que mais precisava delas. Muito menos adianta ficar se estressando com a queda e a quebra excessiva dos seus fios. Também não adianta querer que eles tenham um volume bonito e por aí vai.

Enfim, para ajudar você e suas madeixas a conquistarem um verão pra lá de bem cuidado, preste atenção em alguns pecados mais comuns que as mulheres cometem contra seus cabelos.

1- Alta temperatura à vista!
O maior inimigo dos fios é, sem dúvida, a alta temperatura. Ela destrói todas as células dos cabelos além de deixá-los mais ressecados e quebradiços. Cuidado com chapinha, baby liss e afins. Tente utilizá-los, no máximo, uma vez por semana. Quanto ao secador, prefira temperaturas mais amenas e mantenha uma distância de no mínimo 15 cm entre o secador e os fios.

2- Camisa de força
Aproveite que o verão 2008 pede a naturalidade no make e na cabeleira e deixe seus fios tomarem o curso que bem entenderem nesse tempo. Ele é enrolado? Deixe o coitado enrolado mesmo? É liso demais? Deixe-o assim. É cacheadinho? Valorize esses cachos, então! Nada de colocar os fios em uma camisa de força. Jamais perca seu tempo tentando deixar seus fios do jeito que eles não são. Aposte em você!

3- Cuidado com as descolorações
Muita gente quer ser mais loira. Porém, seja com luzes, com a técnica das mechas californianas ou simplesmente descoloração geral, é necessário tomar alguns cuidados. O cabelo resseca muito com essas químicas e as escamas dos fios se abrem, o que faz o cabelo perder ainda mais água e estar mais sujeito aos malefícios da poluição e do calor. Pense duas vezes antes de clarear os fios e, se decidir pelo sim, faça promessas sinceras de fazer hidratações (mesmo caseiras) ao menos duas vezes por semana! É, ser loira tem seu preço, garotas!

4- Cabelo molhado, cuidado redobrado
Quando o cabelo estiver molhado, evite fazer penteados. Evite também desembaraçar nós sem a ajuda de um creme próprio para pentear. Muitas mulheres nem se dão conta do estrago que acabam fazendo quando submetem seus fios molhados às agressões básicas que fazemos no dia-a-dia. Evite também torcer os fios para tirar o excesso de água e não “abafe” as madeixas usando bonés ou chapéus.

5- Boa noite, Cinderela
Até na hora de dormir muitas mulheres pecam. Procure secar bem o cabelo antes de se deitar para não mofar o travesseiro e não prejudicar a sua saúde e a dos seus fios. Ah, e também evite dormir com seu cabelo preso.

Algumas mulheres “acostumam” a raiz do cabelo (principalmente a da franja) a ficar mais de lado. Para isso, é necessário dormir com um grampinho achatando a franja para o lado desejado. Se você for adepta dessa prática, cuidado para não acabar quebrando alguns fiozinhos, ok? Sempre proteja bem o cabelo com leave-in hidratante.

6- Como uma onda no mar
As que adoram uma praia devem saber bem desse “delito”. A água do mar, por conter sal, acaba ressecando demais os fios, deixando-os com a aparência opaca e nada sedosa. Antes de entrar no mar, proteja os cabelos com um leave-in especial para o verão (com proteção solar e hidratante). Depois de sair da água, mesmo que seja a da piscina, enxágüe o cabelo com água doce (se for mineral, melhor ainda) e retire o excesso de sal e impurezas dos fios. Depois disso, mais creme hidratante neles!

7- Poluição, vento, frio e calor
Todas nós estamos sujeitas a isso e até acabamos esquecendo. Proteja seu cabelo com leave-in e uma vez a cada quinze dias lave os cabelos com shampoo purificante. Invista também nas hidratações, pois elas evitam que as escamas dos fios se abram, o que deixa as madeixas mais susceptíveis aos males da poluição, da temperatura e do vento. Além disso, não esqueça de proteger os fios do sol com um protetor solar específico, ok?

8- Let it be – Vamos deixar os cabelos mais soltos
No verão todo mundo acaba prendendo mais os cabelos, inclusive com presilhas, grampos tiaras e faixas. Portanto, cuidado para não forçar demais os fios e de vez em quando melhor deixá-los mais soltinhos para que respirem mais.

9- Penteie com moderação
Cuidado na hora de desembaraçar nós. Quase 90% da quebra dos fios são devido a esse processo. Muitas mulheres não sabem pentear os fios adequadamente e acabam se irritando, não tomando os cuidados devidos. Antes de mais nada, prefira sempre pentear os cabelos molhados e com a ajuda de um creme próprio para pentear (leave-in hidratante sem enxágüe).

Os melhores pentes são aqueles de madeira e com dentes largos. Esqueça um pouco a escova. Comece a pentear os fios pelas pontas e só depois vá subindo. Se você começar a pentear da raiz, todos os nós se acumularão nas pontas, o que só vai atrapalhar todo o processo. Se seu cabelo for muito liso e fino e você precisar penteá-lo seco, também comece das pontas e só depois vá para a raiz.

10- Alisamentos, escovas progressivas, relaxamentos e afins
Cuidado com essas químicas. Como já se sabe, tudo isso em excesso só faz mal para a saúde dos fios. Neste verão, pelo menos, dê uma maneirada. Se você não souber mais ficar sem a sua escova progressiva, por exemplo, utilize então bons cosméticos e tome muito cuidado com o sol e com as altas temperaturas. Consulte um tricologista (médico especialista em cabelos) para a sua maior segurança.

11- A última enxaguada é a que fica
Quando tomar banho, jamais utilize água quente. Além de fazer mal para sua pele, faz horrores com seus cabelos. Prefira água morna. Na última enxaguada, que tal uma ducha mais fria? Só cuidado com o choque de temperatura para não pegar uma doença, ok? Além do mais, a água não precisa ser tão gelada.

Experimente também dar a última enxaguada com água mineral. Quem já fez, recomenda! O cabelo fica mais brilhante e menos embaraçado.

12- Escova caseira
Muitas mulheres adoram secar o cabelo em casa e, sempre que podem, acabam fazendo escova nos cabelos, ou pelo menos na franja. Acontece que se a escova for mal feita, muitos fiozinhos podem se quebrar. Não puxe demais os fios e cuidado com a temperatura e a distância do secador.

Uma dica é não passar muito condicionador nos fios, ao contrário do que muita gente faz. Se possível, lave-os só com shampoo e passe condicionador só nas pontinhas mesmo. Um cabelo muito macio dificulta o processo da escova. Experimente lavar só com shampoo!

13- Sem torcer, nem puxar, nem esfregar
Isso é batata! Todo mundo quando sai do banho tem aquele ritual maligno de enrolar a toalha nos fios e pressioná-la contra eles. Além disso, para tirar a umidade, essas mulheres torcem e puxam os cabelos. Fique sabendo que uma das principais dicas da diva Jennifer Lopez é justamente o contrário disso. Segundo seu cabeleireiro, Arnaldo Pereira, a cantora e atriz jamais faz isso com os fios e esta é uma boa dica de evitar a quebra.

14- Lembre-se de alimentar os fios
Os fios também sentem fome. Por isso, não esqueça de nutri-los bem. Está certo que existem ótimos cosméticos nutritivos por aí e você pode sim utilizar mais essa arma. Porém, tricologistas no mundo todo continuam a bater na mesma tecla: a melhor forma de nutrir os fios é de dentro para fora. Sabe como? Com alimentação balanceada. Por isso, mocinha, capriche na qualidade (e não quantidade) de seus pratos.

15- Hidratação é boa e ele gosta
Se os fios não estiverem hidratados, eles tendem a quebrar com mais facilidade, o que pouco a pouco vai minando a beleza. Além disso, segundo a cabeleireira Marina Silveira, do salão Kayzen Hair Stylist, quando os fios não estão hidratados, as escamas deles se abrem e eles ficam mais sujeitos ao acúmulo de impurezas e também ficam mais frágeis às agressões do meio ambiente.

Para finalizar o cenário, com um cabelo desidratado é bem mais difícil conseguir aquele efeito natural que está na moda. De acordo com a cabeleireira e maquiadora Cris Narvaes, para os cabelos ficarem soltinhos e bonitos, é necessário hidratação semanal. “O efeito natural que o verão 2008 pede é um desarrumado bem cuidado, nada de cabelos secos e opacos”, completa Cris Narvaes.

Para isso, faça hidratação em um salão especializado de quinze em quinze dias. Em casa você pode utilizar máscaras hidratantes semanalmente, seja uma ou duas vezes.

16- Super-saturado
Leave-in, silicone, spray, creme para as pontas e etc. Tudo isso vai saturando os fios. Desse modo, é essencial que você faça uma limpeza profunda nas madeixas, lavando-as diariamente ou pelo menos quatro vezes por semana. Além disso, uma vez por semana você também pode passar um shampoo anti-resíduos, que vai tirar todo esse acúmulo de produtos e impurezas dos fios. Muitas mulheres esquecem desse cuidado e acabam deixando os fios pesados, opacos e sem vida.

17- Bonés, chapéus, elásticos, lenços e etc.
Quando for prender os cabelos em um rabo-de-cavalo, escolha um elástico revestido de tecido e que, de preferência, não contenha nenhuma parte de metal, a fim de não quebrar as madeixas. O ideal é que o elástico seja todinho revestido. Além disso, certifique-se bem que ele não está tão apertado nos fios a ponto de os quebrar.

Quanto aos bonés, chapéus e lenços, cuidado mesmo. Muita gente tem o costume de ficar 24h com eles. O que acontece é que o couro cabeludo não respira e fica abafado e o resultado pode ser calamitoso: queda dos fios, caspa, coceira no couro cabeludo e etc. Procure deixar o cabelo respirar mais. Uma dica: em lugares fechados, tire o boné, o chapéu ou o lenço da cabeça.

18- Limpeza, para que te quero
Ao lavar os cabelos, alguns pecados são cometidos. Primeiro de tudo, deve-se dizer que nesse processo é terminantemente proibido que a mulher esfregue o couro cabeludo com as unhas. O movimento deve ser suave e, ao mesmo tempo, funcional. Lave o couro cabeludo todinho com as pontas dos dedos, massageando de maneira com que as impurezas sejam removidas, sem pressionar demais.

Quanto à freqüência, muitas mulheres sentem a necessidade de lavar as madeixas todos os dias, outras já preferem lavá-las em dias alternados. Quem tem cabelos muito oleosos, é ideal que os lave todos os dias. Como essa época do ano é uma época de calor mais excessivo, procure ser mais cuidadosa e lavar as madeixas todos os dias mesmo, evita a oleosidade e o risco de contaminações nos fios.

19- Creme na raiz
Muita gente acha que deve passar creme e condicionador na raiz só porque os fios são ressecados demais. Porém, tanto um quanto o outro devem ser passados só nas pontas mesmo. No máximo da metade do comprimento do cabelo para baixo. O couro cabeludo já produz a quantidade de oleosidade necessária na raiz dos fios. Desse modo, o condicionador nessa área é totalmente dispensável e até não recomendado. Além disso, quando você for secar o cabelo ou fazer uma escova, procure passar o mínimo de condicionador possível, pois fica mais fácil para modelar os fios.

chanel, um eterno, um clássico
brincar de se reinventar...

olha aí...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Todo corte de cabelo tem conserto ...

não é preciso ser tão radical...



Uma cabeleireira que também é psicóloga ensina como vencer os traumas

Os poderes de uma tesoura são incalculáveis. Você entra no salão, entrega a cabeça nas mãos do cabeleireiro e espera sair dali esfuziante, minutos depois. O diabo é que a alteração de humor, que acontece mesmo, nem sempre é assim tão positiva. Às vezes, tudo o que você sonha é voltar no tempo e desfazer as picotadas. Demorei seis meses para deixar meu cabelo crescer, coisa que não fazia desde 12 anos , afirma a terapeuta Camila Naona, de 29 anos.
Há um mês, decidi ir ao salão para repicar as pontas e fazer uma franjinha. Mas a cabeleireira alucinou e me deixou com um cogumelo na cabeça. Surtei! , afirma ainda com raiva. Ela chorou (de verdade, com lágrimas e soluços), reclamou, voltou ao salão... e acabou tendo de ser conformar com um corte joãzinho, única alternativa possível para amenizar o problema imediatamente.

Se você já experimentou essa violência estética, no entanto, saiba que existem algumas soluções capazes de contornar os problemas mais comuns (como volume demais, franja muito curta ou repicados que lembram um passarinho arrepiado). Dona de um sofisticado instituto de beleza em São Paulo, a psicóloga Eliana Brunelli Yazbek sabe disso e faz de tudo para evitar colapsos nervosos entre suas clientes. Uma longa conversa, antes de qualquer procedimento, é essencial , afirma. Isso é importante para que a cliente se sinta mais segura e para que o profissional possa explicar se o corte é, realmente, indicado para o tipo de cabelo e de rosto que ela tem .
Mas quando o bate-papo não cumpre a função profilática e medidas de emergência são necessárias, as dicas da Eliana são uma boa pedida anti-traumas. Confira, guarde e torça para nunca precisar de nenhuma delas.


1. Depois que lavei a escova, meu repicado armou demais.
O problema é campeão absoluto de reclamações. Normalmente, o corte fica lindo com a ajuda do secador, mas basta uma borrifada de água para que tudo despenque. Uma maneira de evitar? Se o corte ficou bom com a escova, então o cabeleireiro poderia ter perguntado se você tem o hábito de fazer isso (sozinha ou mesmo no salão). Caso a resposta fosse positiva, não haveria crise. É obrigação do cabeleireiro falar sobre a manutenção do corte, explicando o que será necessário em cada caso , afirma Eliana. Bom, mas quando o estrago já foi feito, restam basicamente duas opções: a primeira delas é cortar mais, retirando o excesso de repicados. No caso dos cabelos mais crespos, algum tipo de relaxamento também pode aliviar o volume excessivo. Que ninguém fique bravo comigo, mas cabelo cresce. Então, uma solução fácil é simplesmente andar com ele preso por uns meses e esperar , diz.

2. Minha franja não cobre nem metade da testa, de tão curta. Fiquei com cara de idiota!
A maioria dos profissionais prefere cortar os fios ainda molhados. Isso evita que as pontas fiquem desalinhadas e facilita a divisão por igual. O problema? Sim, você adivinhou: quando seca, encolhe. No comprimento, essa diferença não costuma dar muita zebra. Mas na franja a coisa complica. Para evitar a raiva, a dica é cortar a franja com dois ou três dedos de sobra do tamanho que você imagina (quanto mais cacheado o cabelo, maior tem de ser a sobra). Na hora de conviver com o mal, entretanto, o jeito é explorar a criatividade. Use a franja para o lado e prenda com umas fivelinhas; ponha umas tiaras ou uma faixa de tecido com as pontas longas, caídas nas costas , sugere Eliana. Ela ainda propõe um topete armado com gel ou pomada para quem tiver tendências mais ousadas.

3. Os desfiados diminuíram o volume, e meu cabelo ficou sem graça.
Quem tem fios muito finos e lisos sofre com o problema.
Às vezes, os desfiados que deveriam dar mais movimento acabam encolhendo o visual. Para não ficar dependente de mousses ou pomadas, uma alternativa é submeter os fios a alguma tintura. Colorações e mechas engrossam o cabelo, dando mais

charme e, ao mesmo tempo, um pouco de volume , ensina Eliana.

4. O cabelo ficou curto demais para prender, mas com muito volume.
Um relaxamento é a melhor opção. O único problema é que os fios muito curtos começam a dar diferença logo, exigindo retoques freqüentes na raiz (a não ser que a sua seja lisa). Caso não queira fazer nenhum tratamento de base química, o jeito é se virar com acessórios enquanto os fios não crescem. Troque o elástico pelas presilhas e pelos grampos para controlar as tendências esvoaçantes do cabelo.

5. Os fios próximos ao rosto foram desfiados e ficaram lindos, mas estão quebrando muito.
Para garantir que seu cabelo vai crescer sem quebrar, a solução é hidratar e reconstruir semanalmente. Você pode fazer isso no salão, nas primeiras vezes, e pedir ao cabeleireiro indicações de produtos para usar em casa. Fazer um novo corte dali a dois meses também é essencial para tirar as pontas desfiadas. Mas fique atenta: não deixe o profissional desfiar os fios nessa ocasião , alerta a proprietária do Brunelli Yasbek Instituto de Beleza.

6.Experimentei fazer luzes, mas elas ficaram muito claras.
A primeira atitude é analisar se houve excesso de mechas descoloridas ou se os fios clareados ficaram tempo demais sob ação química. O primeiro caso é bem mais simples de resolver: basta separar algumas mechas e tingi-las com um tom um pouco mais escuro, formando um degradê. Se o que te incomoda, no entanto, é uma loirice muito forte, peça ao cabeleireiro que faça um reflexo contrário. Ele vai escurecer os fios com um tonalizante, produto sem amônia e que, portanto, pode ser usado no mesmo dia em que você fez o tratamento.

fonte: http://msn.minhavida.com.br/